Autor*: Vitor Yukio Ninomiya

À medida que a flexibilização se amplia, novos costumes vão surgindo e se adaptando ao “novo normal” e, naturalmente, surgem novas dúvidas sobre como isso deve ser feito, prezando pela segurança individual e coletiva. Ainda que as recomendações sobre a prevenção da covid-19 sejam amplamente divulgadas, inclusive pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (nota informativa e blog coronavírus), ainda restam algumas dúvidas específicas.

Ao optar por uma refeição em um restaurante, bar ou qualquer lugar que não seja dentro de casa, quais são as medidas de prevenção necessárias a serem tomadas para garantir a proteção contra a covid-19? Confira aqui como se manter protegido do novo coronavírus!


 Clique aqui e saiba mais sobre limpeza e desinfecção para prevenção da covid-19!

Antes das refeições

A primeira medida a ser tomada é a escolha do local em que será feita a refeição. Para a sua segurança, sempre verifique se o local escolhido segue todas as recomendações, de acordo com os protocolos de funcionamento. Neste protocolo você encontra detalhes sobre a capacidade, disposição de mesas, distanciamento, serviço, ambiente, higienização e atuação dos profissionais.

 

Lembre-se: se estiver com sintomas da covid-19, ou se teve contato com uma pessoa infectada pelo novo coronavírus, evite sair de casa e, se necessário, procure um atendimento médico.

 

Após a confirmação das medidas de segurança disponibilizada pelo estabelecimento, vamos agora para os cuidados que você deve tomar antes de sentar-se à mesa para a refeição:

  • Para a  retirada da máscara, você pode seguir uma das recomendações abaixo:
  • Ao retirar a máscara, evite conversar pois assim há o risco de contaminação dos alimentos e do próprio ambiente com as gotículas de saliva que naturalmente expelimos ao falar;
  • Antes de retirar a máscara, higienize as mãos com álcool 70% ou água e sabão.
  • O uso de máscara é obrigatório em qualquer estabelecimento, podendo ser retirada apenas nos momentos em que as refeições já estiverem na mesa;
  • Ao entrar no estabelecimento, higienize as mãos com álcool 70% ou sabão antes de encostar em qualquer superfície do local;
    • Opção 1: Levar apenas uma máscara e um envelope de papel (ou saco plástico com pequenos furos para evitar o armazenamento da máscara úmida). Assim, quando for retirar a máscara, sempre retire ela pelas alças laterais e evite o contato com a parte central da máscara. Em seguida, guarde a máscara deixando somente as alças de fora para que você possa reutilizar a máscara sem se contaminar.
    • Opção 2: Levar duas máscaras e um envelope de papel (ou saco plástico). Assim, quando for retirar a máscara, sempre retire ela pelas alças laterais e evite o contato com a parte central da máscara. Ao terminar a refeição utilize a outra máscara.
  • Seja qual for a opção escolhida, sempre descarte o envelope de papel ou saco plástico ao final do dia, pois eles nunca devem ser reutilizados. E, sendo a máscara reutilizável, sempre higienize ela antes do próximo uso.

 

Descubra aqui quais são os tipos de máscara e qual a indicação de uso de cada uma delas

 

  • Não coloque a máscara no bolso, pois além do risco contato da parte interna com as roupas há também a questão sobre o armazenamento adequado, que deve ser em recipiente que não favoreça a umidade da máscara. Sendo assim, sempre leve consigo um envelope de papel ou saco plástico para o correto armazenamento.
  • Não coloque a máscara sobre a mesa, pois ela pode contaminar ou ser contaminada por esta superfície. Nem sempre temos certeza sobre a higienização correta das superfícies. 
  • Sempre evite levar as mãos ao nariz, boca ou olhos pelo risco de contaminação por tais vias.

 

Afinal, é possível a transmissão do coronavírus pelos olhos? Descubra aqui.

 

Durante as refeições

  • Evite o compartilhamento de talheres, copos, pratos ou qualquer objeto de uso pessoal;

  • Sempre que possível, opte por refeições individuais.

  • Toda vez que o funcionário for solicitado, certifique-se de higienizar as mãos e colocar a máscara antes dele chegar..

  • Limite o número de vezes que o funcionário (garçom e outros) o atende em sua mesa. Ainda que todos os cuidados sejam seguidos, vale lembrar que cada aproximação entre as pessoas oferece um risco adicional na transmissão da doença.

  • Se precisar ir ao banheiro, lembre-se sempre de colocar a máscara e higienizar as mãos.

 

Talvez você tenha pensado em utilizar a máscara durante a refeição, retirando apenas quando for levar a comida à boca, mas essa opção é contraindicada pelo alto risco de contaminação devido ao aumento da frequência do manuseio da máscara. Há grande risco de espalhar o vírus da máscara para as mãos e consequentemente aos olhos, boca e nariz.

 

Após as refeições

 

Clique aqui e saiba mais sobre a higienização das mãos como prevenção ao novo coronavírus.

 

  • Após o término da refeição, higienize as mãos novamente antes de colocar a máscara;
  • Somente após colocar a máscara, chame o funcionário para que lhe entregue a conta;
  • Sempre dê preferência aos pagamentos com cartões, evitando o manuseio de cédulas e moedas. E, após o uso das máquinas de pagamento, higienize as mãos novamente.

 

Durante toda a permanência no estabelecimento, evite o contato com qualquer superfície que não seja a sua própria mesa. Segundo estudo publicado recentemente, o novo coronavírus pode sobreviver por até 28 dias!

  

Quer entender melhor os termos e conceitos sobre o novo coronavírus e a pandemia de covid-19? Acesse o nosso Dicionário "Para Entender a Pandemia"!

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.