coronavírus no trabalho

Autores*: Mariana Rodrigues, Vitor Yukio Ninomiya, Gabriella Yuka Shiomatsu, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Sabemos que a contaminação pelo novo coronavírus no trabalho é frequente; afinal, no ambiente de trabalho há grande potencial para propagação de infecções respiratórias! Por isso, é importante unir esforços na adoção de estratégias que reduzam a disseminação da covid-19. 

E você, sabe como podemos evitar a transmissão viral no ambiente de trabalho e quais medidas de prevenção devem ser tomadas para proteger a saúde do trabalhador? Leia o post para entender melhor!

covid-19 na gravidez

Autores*: Marcela Meirelles Tozzi, Mateus Jorge Nardelli, Gabriella Yuka Shiomatsu, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Covid-19 na gravidez: o que sabemos até agora? Durante a gestação, a saúde da mãe afeta diretamente o desenvolvimento do bebê. Algumas infecções, quando ocorrem nesse período, podem passar da mãe para o feto, gerando prejuízos ao seu desenvolvimento.

Com a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), muitos pesquisadores têm questionado se a ocorrência da covid-19 na gravidez pode estar associada a algum prejuízo para a saúde do bebê.

Nos meios de comunicação, o assunto já tem ganhado destaque, como vemos em notícias que falam sobre a possibilidade de transmissão vertical da covid-19 em gestantes e das recentes evidências de um possível impacto do novo coronavírus em gestantes e recém-nascidos.

Mas o que a ciência já sabe sobre o assunto? Entenda mais aqui!

trombose e covid-19

Autores*: Mariana Pereira Tsukuda, Leandra Prates Diniz, Gabriella Yuka Shiomatsu, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Você sabe qual a relação entre covid-19 e trombose? Indivíduos infectados pelo novo coronavírus podem apresentar distúrbios de coagulação, aumentando  o risco de trombose. Apesar de ser uma condição grave, a notícia boa é que existem formas de prevenção e tratamento, caso ela seja descoberta precocemente.

Quer entender melhor sobre a relação entre covid-19 e trombose? Acompanhe aqui o nosso post! 

Afinal, é possível a transmissão do coronavírus pelos olhos?

Autores*: Leandro José Pedrosa de Lima Oliveira, Leandra Prates Diniz, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho. 

A possibilidade de transmissão do coronavírus pelos olhos preocupa muitas pessoas. Para que possamos nos proteger, é extremamente importante saber como uma doença pode ser transmitida.

Por isso, trouxemos este texto com mais informações para que você entenda qual é o impacto dessa possível forma de transmissão da covid-19 na sua vida e como garantir a segurança adequada. Acompanhe!

Autores*: Ingrid Lourenço, Mateus Jorge Nardelli, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho. 

A vacina contra o SARS-CoV-2 é fundamental para a resolução da pandemia de covid-19 e reabertura das cidades de forma segura.

No Brasil, algumas vacinas já estão em fase de teste, mas o que isso significa? Como é produzida e como funciona uma vacina? Descubra a resposta para essas perguntas a seguir!

Calculadora para obter a média móvel do número de casos e mortes por covid-19.

Autores*: Pedro Otávio Oliveira Santos, Vitor Yukio Ninomiya, Gabriella Yuka Shiomatsu, Ricardo Tadeu de Carvalho.

No estado de Minas Gerais, o atual cenário gerado pela pandemia da covid-19 nos traz dados, que são publicados no Boletim Epidemiológico. E é para entender como esses números vêm se comportando que vamos analisar o que é a média móvel!

Afinal, com tantas informações, podemos ficar confusos e não interpretá-las de forma correta. Entender os conceitos epidemiológicos se tornou essencial no mundo atual. 

Por isso, elaboramos este post para explicar um importante conceito: a média móvel. Quer entender mais? Acompanhe nosso post!

 Adaptação da população e uso da arte na mobilização social para prevenção da covid-19.

Autores*: Lucas Riolo Salles, Leandra Prates Diniz, Gabriella Yuka Shiomatsu, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Para combatermos o coronavírus SARS-CoV-2, é preciso o esforço conjunto da sociedade por meio de uma mobilização social para a prevenção da covid-19. Apesar de o distanciamento social afastar fisicamente as pessoas, ele mostrou novas possibilidades de interação social e foi plano de fundo para diversos questionamentos relacionados ao racismo e a pobreza.

Além dessas pautas, muitos movimentos foram feitos na internet em resposta à pandemia, o que tem fortalecido o combate à covid-19. Você sabe o que é mobilização social e como ela pode nos ajudar no combate ao coronavírus? Entenda mais aqui! 

A análise do platô nos gráficos de novos casos de covid-19 deve ser feita com cautela.

Autores*: Letícia Massensini Oliveira, Vitor Yukio Ninomiya, Gabriella Yuka Shiomatsu, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Em uma pandemia é comum que surjam palavras desconhecidas. Assim, termos médicos complicados se tornam parte do dia a dia, aparecendo na TV, no rádio, nos jornais e na internet. Um dos conceitos que vem sendo muito comentado é o platô da covid-19.

Entender os termos utilizados durante uma pandemia é de extrema importância para que possamos entender a epidemiologia da doença, ou seja, compreender cada vez mais as características de como a covid-19 se espalha e afeta a população.

Para Michael Ryan, diretor de emergências sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil passa por uma situação de platô. Mas o que isso significa? Continue lendo nosso post para entender melhor!

Página 1 de 7

© 2020 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.