Eleições-2020

Autor*: Vitor Yukio Ninomiya.

Originalmente, as eleições municipais de 2020 estavam agendadas para o dia 4 de outubro, mas diante da pandemia do novo coronavírus e das sucessivas adaptações, com as eleições não foi diferente. Após consultar diversos especialistas (sanitaristas, biólogos, infectologistas, epidemiologistas, entre outros), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Congresso Nacional chegaram a um consenso sobre a nova data, por meio da análise sobre projeções estatísticas da covid-19. Assim, julgando os dias 15 (primeiro turno) e 29 (segundo turno) de novembro, como os dias mais adequados para as eleições.

Para isso, o Tribunal Superior Eleitoral elaborou um Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais, para que seja garantida a segurança de cada um dos mais de 211 milhões de eleitores brasileiros.

Acompanhe este post e fique por dentro das principais recomendações para votar com segurança!

novos-habitos-refeicoes

Autor*: Vitor Yukio Ninomiya

À medida que a flexibilização se amplia, novos costumes vão surgindo e se adaptando ao “novo normal” e, naturalmente, surgem novas dúvidas sobre como isso deve ser feito, prezando pela segurança individual e coletiva. Ainda que as recomendações sobre a prevenção da covid-19 sejam amplamente divulgadas, inclusive pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (nota informativa e blog coronavírus), ainda restam algumas dúvidas específicas.

Ao optar por uma refeição em um restaurante, bar ou qualquer lugar que não seja dentro de casa, quais são as medidas de prevenção necessárias a serem tomadas para garantir a proteção contra a covid-19? Confira aqui como se manter protegido do novo coronavírus!

coronavirus-28-dias

Autor*: Vitor Yukio Ninomiya

Recentemente, as notícias sobre o tempo de vida do novo coronavírus ganharam muito espaço nas mídias. Mas, antes de fazer qualquer afirmação sobre essa informação polêmica, você já se perguntou de onde surgiu essa informação? Entenda como esse estudo foi feito, os seus resultados, e saiba o que podemos aprender com os resultados desse estudo científico publicado no periódico Virology Journal.

Mãos-mãe-filho

Autor*: Pedro Otávio Oliveira Santos, Vitor Yukio Ninomiya.

De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico de Minas Gerais, até o dia 26 de outubro de 2020, final do mês de setembro, são 349.512 casos confirmados e 8.779 óbitos no estado de Minas Gerais, devido à covid-19. Tendo em vista este cenário de pandemia que nos encontramos, é muito importante que tenhamos ajuda de todos os lados. E, por isso, todos os pais podem entrar nesse combate e engajar os seus filhos nessa luta, que é de todos! O texto que se segue trará maneiras de introduzir as crianças no combate à covid-19. Acompanhe!

coronavirus-perguntas-respostas-crianças

Autor*: Marcela Meirelles Tozzi, João Rafael Assis Alderete, Vitor Yukio Ninomiya

Se para adultos a pandemia é desafiadora, para crianças ela pode ser ainda mais difícil de compreender e se adaptar.
Reunimos perguntas e respostas sobre o novo coronavírus para ajudar a conversar sobre o assunto com elas! Confira aqui o que selecionamos!

coronavirus-tipos-de-máscara

Autor*: Matheus Gonçalves Flores, Leandra Prates Diniz, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.

A máscara de proteção respiratória tornou-se um dos principais símbolos da pandemia de covid-19 e, consequentemente, do ano de 2020.  Antes utilizada cotidianamente apenas em alguns países asiáticos—, fato que era visto com curiosidade pelo Ocidente —, a máscara agora é utilizada em todo o mundo, consagrando-se como uma importante medida na contenção do covid-19.

Apesar delas estarem (ou devessem estar) no rosto de todos, muitas pessoas ainda não sabem que existem diversos tipos diferentes de máscaras, e que cada um deles deve ser utilizado em ocasiões específicas. 

Quer entender melhor sobre esses detalhes? Confira aqui!

coronavirus-filmes

Autor*: Rafael Paim Guimarães, Victor Nardelli Durço, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Durante a pandemia, aumentaram as buscas relacionadas ao coronavírus nos filmes. Embora produzidos há anos atrás, esses filmes envolvem diversas circunstâncias semelhantes ao que vivemos hoje com a covid-19, como, por exemplo, o medo da população, a importância da quarentena, a busca pela vacina, a articulação de autoridades, entre outros. 

Confira aqui algumas indicações de filmes sobre pandemias que podem te fazer refletir à respeito do momento em que vivemos. 

coronavirus-pele

Autor*: Ingrid Caroline Figueiredo, Victor Nardelli Durço, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Desde o início de 2020 estamos vivendo a pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e que é responsável por inúmeras mortes em todo o mundo, inclusive no Brasil. 


Por ser um assunto relevante, a todo momento há cobertura da mídia e você já deve estar cansado de ver e escutar sobre os sintomas da covid-19: tosse, febre, coriza, dor de garganta e até o sintoma mais grave: falta de ar. Mas, você sabia que a covid-19 também pode afetar a nossa pele? Neste texto vamos conversar um pouco mais sobre esse assunto!

Página 1 de 9

© 2020 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.