#SOBREVIVEMOSMG - Ondina e Alcino

“Não se descuidem. Quando sentirem qualquer sintoma, procurem recurso logo, antes que passe o tempo”

Na saída do hospital Samuel Libânio, da cidade de Pouso Alegre, Alcino Pereira da Silva, de 82 anos, esperava pela sua mulher, Ondina de Moura Bueno da Silva, de 80. Era final de abril, e Ondina recebia a alta do hospital poucos dias depois de Alcino. Os dois, casados há 62 anos, foram contaminados pela covid-19 e sobreviveram ao vírus, para a alegria dos cinco filhos, 16 netos e sete bisnetos. 

Foi no dia 26 de março que Alcino e Ondina, moradores da cidade de Senador Amaral, começaram a sentir os primeiros sintomas da covid-19, como fraqueza e febre. A grande família, na qual há profissionais de saúde, ficou em alerta e foi monitorando o estado dos dois. “A oxigenação do meu pai caiu um pouco. Ele estava fraco, com coriza e olhos lacrimejando. Chamamos a ambulância para ele”, recorda Maria Helena Silva Rezende, filha do casal.

Alcino foi internado no Hospital Samuel Libânio e, no mesmo dia, o teste de covid-19 para os dois idosos deu positivo. Ele ficou dois dias na UTI e se recuperou. Em isolamento, Ondina foi enfraquecendo. “Teve perda de apetite, queda de pressão e foi levada para o hospital”, conta a filha. O pulmão dos dois estava comprometido. Alcino, inclusive, teve enfisema pulmonar.

A família ficou apreensiva, mas, felizmente, o casal sobreviveu. Alcino recebeu alta primeiro e foi buscar Ondina, que chegou a ficar 11 dias internada. Quando os dois voltaram para casa foi uma festa. “Graças a Deus estamos aqui, e está tudo bem”, orgulha-se Ondina. Alcino diz ser preciso estar alerta a qualquer sintoma.

“As pessoas que sentirem esses pequenos problemas devem se cuidar porque o negócio é perigoso”, avisa, acrescentando que os dois ficaram o tempo que foi preciso na internação e saíram sãos e salvos do hospital. “Não se descuidem. Quando sentirem qualquer sintoma, procurem recurso logo, antes que passe o tempo”, aconselha.

Por Luciane Evans

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.