Autores*: Leandro José Pedrosa de Lima Oliveira, Leandra Prates Diniz, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho. 

A possibilidade de transmissão do coronavírus pelos olhos preocupa muitas pessoas. Para que possamos nos proteger, é extremamente importante saber como uma doença pode ser transmitida.

Por isso, trouxemos este texto com mais informações para que você entenda qual é o impacto dessa possível forma de transmissão da covid-19 na sua vida e como garantir a segurança adequada. Acompanhe!

 

Transmissão da covid-19: quais as principais formas?

As principais formas de transmissão da covid-19 incluem o contato próximo entre duas pessoas ou com objetos e superfícies contaminados. Essas situações podem acontecer por meio de:

  • gotículas e secreções respiratórias dispersas no ar por tosse, espirro ou fala;
  • contato de secreções depositadas em objetos e superfícies com áreas de mucosa, como os olhos, o nariz e a boca.

Hoje em dia, já estamos acostumados com a ideia de que o novo coronavírus possa ser transmitido pela boca e pelo nariz. Afinal, ficamos com sintomas de gripe (tosse, nariz escorrendo e dor de garganta) quando estamos infectados. Mas e quanto aos olhos?

Saiba mais sobre a transmissão do coronavírus SARS-CoV-2!

Transmissão do coronavírus pelos olhos: o que sabemos?

Um estudo feito por pesquisadores da universidade Johns Hopkins descobriu que a mucosa dos nossos olhos pode servir tanto como porta de entrada quanto como reservatório do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Isso significa que o vírus pode entrar e ficar armazenado nos olhos por um tempo.

Homem coçando olhos para representar possível transmissão do coronavírus pelos olhos

Os cientistas estudaram uma porta de entrada nas células para o coronavírus chamado de ACE2, e também uma molécula que facilita a entrada do vírus nas nossas células, a TMPRSS2. Ambos foram encontrados nas amostras de mucosa ocular obtidas de cadáveres e de procedimentos cirúrgicos. Isso acende o alerta para uma nova possível forma de transmissão do vírus!

Outros estudos já apontaram uma possibilidade permanência do vírus nos olhos, tendo em vista que uma das prováveis manifestações da covid-19, — mesmo não sendo comum —, é a conjuntivite. Não se sabe ainda se são todos os pacientes que podem transmitir o coronavírus pelo olho ou se são somente aqueles que apresentam a conjuntivite.

Também, não se sabe qual o impacto que esse meio de transmissão pode estar tendo na difusão da doença pelo mundo.

Transmissão do coronavírus pelos olhos: como se proteger?

A melhor maneira de nos protegermos da transmissão do coronavírus pelo olho é justamente fazendo uso de equipamentos que evitem levarmos as mãos aos olhos, como óculos de proteção e protetores faciais (face shields), que já estão sendo utilizados por profissionais de saúde e do comércio. No entanto, essa proteção extra ainda não é necessária à população.

Outra medida fundamental é a higienização regular das mãos com álcool 70% ou com água e sabão, evitando a transmissão do vírus para a região ocular caso tenhamos contato com alguma superfície contaminada. Além disso, é fundamental evitar tocar na região!

united nations covid 19 response 7Kaa cmmg5Y unsplash

 

Diante de tudo isso, vimos que, apesar de o SARS-Cov-2 ter sido encontrado em mucosas dos nossos olhos e haver evidência de que ele consegue permanecer nesse local, as pesquisas ainda precisam ser aprofundadas para que possamos ter a certeza do grau da transmissão do coronavírus pelos olhos.

Confira também nosso post com 17 perguntas e respostas sobre higienização de superfícies!

Enquanto não temos uma resposta definitiva, o recomendado é que sempre estejamos atentos às medidas preventivas — o distanciamento físicouso de equipamentos de proteção individual, a higienização regular das mãos e evitar tocar os olhos. Elas são fundamentais ao combate a esse modo de transmissão do coronavírus. Caso tenha  dúvidas sobre o tema desse texto ou qualquer outro relacionado à covid-19, você pode entrar em contato pelo telefone 155. A ligação é gratuita e estaremos sempre prontos para te ajudar.

Quer conhecer outras dicas de prevenção contra o coronavírus para garantir a segurança da sua saúde e da sua família? Então, clique aqui e veja nosso post sobre o assunto!

 

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.