Autores*: João Pedro Thimotheo Batista, Leandra Prates Diniz, Gabriella Yuka Shiomatsu, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.
Você sabe o que é e qual a utilidade do distanciamento físico? No contexto de disseminação rápida de uma doença transmissível, como a covid-19, a adoção de medidas de prevenção torna-se muito importante. O distanciamento físico, que é diferente do social, é uma dessas e vem se mostrando muito eficiente!
Quer saber mais sobre como funciona o distanciamento físico e como você pode colocá-lo em prática? Então acompanhe o nosso post!
Como funciona o distanciamento físico?
O termo distanciamento social significa manter uma distância segura entre você e outras pessoas que não pertencem à sua casa. Uma de suas formas é conhecida como “distanciamento físico” e, hoje, a recomendação é manter-se a uma distância de 2 metros (cerca de 2 braços) de outras pessoas. Essa recomendação deve ser observada tanto em espaços internos, como restaurantes, quanto externos, como parques e praças públicas.
O distanciamento físico deve ser praticado em combinação com outras medidas preventivas diárias, incluindo o uso de máscaras faciais cobrindo nariz e boca, evitar tocar o rosto com as mãos sujas e lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel de 70% de álcool.
Por que praticar o distanciamento social?
Sabemos que o coronavírus se espalha principalmente entre pessoas que estão em contato próximo. A propagação acontece quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala e gotículas são lançadas no ar, caindo na boca ou no nariz das pessoas próximas. As gotículas também podem ser inaladas até os pulmões. Ficar distante, portanto, é uma forma de proteção.
Estudos recentes indicam que pessoas infectadas, mas que não apresentam sintomas, provavelmente também desempenham um papel na disseminação da covid-19. Como as pessoas podem espalhar o vírus antes mesmo de saberem que estão doentes, é importante respeitar o distanciamento de 2 metros independente da presença de sintomas.
Qual a eficácia do distanciamento social?
Um estudo recente publicado em uma revista de grande impacto, The Lancet, reuniu resultados de 172 estudos sobre o impacto do distanciamento físico na transmissão do coronavírus realizados em 16 países diferentes.
Como conclusão, o estudo demonstra que a transmissão do vírus é diminuída quando o distanciamento físico é adotado. Além disso, a transmissão é menor quando a distância entre as pessoas é de 1 metro ou mais, quando comparado com distanciamento de 1 metro ou menos. Para não facilitar para o vírus, recomendamos uma distância ainda maior de 2 metros!
Medidas preventivas sempre em atualização...
O conhecimento científico sobre o coronavírus vem se atualizando constantemente. E com as medidas preventivas e o distanciamento físico não é diferente. Os diversos estudos realizados desde o início da pandemia procuram comprovar as melhores maneiras de se colocar a prevenção em prática.
Com isso, diferentes países podem adotar recomendações preventivas próprias. No Brasil, o Ministério da Saúde orienta, assim como a SES-MG, um distanciamento de no mínimo 2 metros.
Apesar das constantes mudanças e atualizações científicas em relação às medidas preventivas, o benefício do distanciamento físico entre as pessoas permanece como uma certeza na prevenção da covid-19.
Agora que você já sabe como funciona o distanciamento físico para a covid-19 e como ele deve ser praticado, não deixe de adotar essas orientações no seu dia a dia. As medidas preventivas contra o coronavírus SARS-CoV-2 são ferramentas úteis para diminuir a propagação da covid-19.
Quer saber mais sobre coronavírus? Siga a SES-MG no Instagram, no Facebook e no Twitter.
*Este post foi escrito pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19.
Este texto foi redigido conforme as evidências disponíveis até 03/08/2020.