#SOBREVIVEMOSMG – Conheça o projeto

Na guerra invisível contra o novo coronavírus, os sobreviventes têm muito a contar. Sintomas, medos, angústia, assistência, fé e gratidão por ter sobrevivido à covid-19 estão nas histórias de cada pessoa que se recuperou da doença. De Norte a Sul, Leste a Oeste de Minas Gerais, há guerreiros dispostos a compartilhar sua vivência e contribuir para o combate ao vírus em Minas.

Por esse motivo, para somar forças nessa guerra que ainda não acabou, o Governo de Minas convidou esses sobreviventes para contar suas histórias e, assim, nasceu o projeto #Sobrevivemos, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Ele foi produzido pelo Escritório de Governança de Comunicação Social Covid-19, com coordenação do jornalista Nicolau Campedelli; produção e textos da jornalista Luciane Evans.

Os vídeos foram editados pelos servidores da SES-MG, Fábio Marchetto e Marcus Ferreira, responsável também pela criação do hotsite. Foram dois meses de apuração, em meio a relatos e escutas com auxílio das macrorregionais estaduais e assessorias de unidades de saúde da capital e do interior, por intermédio das jornalistas Fabiana Gatti e Márcia França.

A plataforma, lançada na terça-feira (29/09) e divulgada nas redes sociais da SES e do governo, conta com textos e vídeos feitos pelos próprios sobreviventes, além de entrevistas de especialistas sobre as sequelas que o novo coronavírus pode causar. O objetivo é que, a cada semana, dois relatos em vídeo de sobreviventes da covid-19 sejam divulgados nas redes sociais e página do projeto.

As histórias são compartilhadas com os mineiros no momento em que Minas Gerais já soma mais de 250 mil recuperados da enfermidade e indicadores apontam para possibilidade de queda na transmissão da doença no estado.

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.