• Banner Blog

Covid-19: falta de ar, o que fazer? 

Autor*: Ricardo Tadeu de Carvalho
 

A falta de ar da covid-19 é um dos sintomas que mais preocupam as pessoas em relação a essa doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.  Por isso, muitas pessoas se perguntam o que fazer se começarem a sentir dificuldade para respirar, cansaço excessivo e fadiga mesmo quando estão em repouso.

Outro questionamento muito comum é se a falta de ar é sempre causada pela covid-19. Como veremos mais à frente, esse sintoma pode acontecer por várias outras doenças respiratórias, como a gripe. Também, pode ser causado por doenças cardiovasculares (do coração e dos vasos sanguíneos).

Mas não podemos “relaxar”: se essa falta de ar começou de repente e piorou rápido, é importante avaliar que pode ser covid-19, sim. Então, todas as medidas para evitar passar a doença para outras pessoas e para se cuidar precisam ser tomadas. Quer entender melhor esse assunto? Acompanhe o nosso post!

Quais os sintomas da covid-19?

A covid-19 é uma infecção, ou seja, uma doença causada por um organismo que invade o nosso corpo. Sempre que isso acontece, o nosso sistema imunológico tenta combater o invasor com um processo que conhecemos como “inflamação”. Então, podem surgir muitos sintomas.

Nos primeiros dias de quase todas as infecções, a febre é um sintoma muito frequente. Ela é uma das primeiras reações do nosso sistema imunológico. Por isso, ela também acontece em muitas infecções por covid-19, — que é causada por um vírus invasor coronavírus SARS-CoV-2.

 sick woman mask having difficulty breathing during coronavirus pandemic 1

Além disso, o local que está sendo atacado pelo invasor também pode reagir, trazendo outros sintomas. Os principais locais que o coronavírus se instala são:

  • nariz — nariz escorrendo (coriza), nariz entupido (obstrução nasal), dificuldade de sentir gosto;
  • boca — perda do paladar;
  • garganta — irritação ou dor de garganta;
  • pulmões — falta de ar, sensação de “catarro” ou de pressão no peito.

A irritação e a inflamação em todos esses locais podem causar tosse. 

O que causa a falta de ar da covid-19?

O vírus agride as células do nosso pulmão e pode destruí-las. Na tentativa de evitar que isso aconteça, nosso corpo envia o sistema imunológico para causar uma inflamação no local.

Entenda como o novo coronavírus age no nosso corpo para causar uma doença grave!

Se ela for muito intensa, acontecem algumas coisas que prejudicam a entrada e a saída de ar dos pulmões:

  • inchaço do pulmão (edema) — o pulmão pode ficar tão inflamado que diminui o espaço dos canais por onde passam o ar;
  • acúmulo de líquido nos pulmões — o edema também pode fazer com que os espaços de ar do pulmão se encham de líquido. Isso atrapalha que o oxigênio chegue até o sangue. 

Qual o tratamento da falta de ar da covid-19?

A maioria das pessoas sente uma falta de ar leve, então o repouso, a hidratação e alimentação saudável são suficientes para a recuperação. Não tome nenhuma medicação por conta própria!

Entenda melhor a Síndrome Respiratória Aguda Grave, a forma mais preocupante da covid-19!

Sabe aquele equipamento que o profissional de saúde coloca no dedo para medir a oxigenação do sangue? Ele se chama saturímetro. Caso ele identifique um nível de oxigênio muito baixo, alguns tratamentos são possíveis:

  • aumentar a quantidade de oxigênio que você respira por aqueles caninhos ligados a um balão de oxigênio;
  • caso o inchaço do pulmão seja muito grande, será preciso colocar mais pressão no ar para que ele chegue até os pulmões. Isso pode ser feito com algumas máscaras especiais conectadas a aparelhos, — a ventilação não-invasiva;
  • em casos mais graves, a intubação é a única forma de melhorar os níveis de oxigênio no sangue. Então, equipamentos chamados de respiradores vão assumir o controle da respiração do paciente. 

Falta de ar depois da recuperação da covid-19

Depois dessa agressão, o pulmão vai tentar se recuperar. Para isso, o corpo vai tentar “cicatrizar” o pulmão. Isso pode acontecer excessivamente, então, algumas pessoas podem apresentar falta de ar por várias semanas após ter se recuperado. 

Falta de ar, o que fazer?

Por isso, o primeiro passo é você avaliar a sua falta de ar:

  • ela acontece só por causa do nariz entupido ou escorrendo? Nesses casos, quando você respira pela boca, não sente dificuldade de respirar. Então, não é aquela “falta de ar” clássica, a dispneia, que pode ser um sinal de gravidade de covid-19;
  • mas, se ela vem dos pulmões e você tem dificuldade de respirar até mesmo pela boca, vale a pena se consultar com um profissional. 

Em todo o caso, inicie o isolamento doméstico. Se tiver dúvidas, veja este outro post sobre o tema! Veja algumas outras situações e o que fazer!

Consulta digital pelo Saúde Digital MG Covid-19 ou outro aplicativo

Para que você não precise sair de casa, a consulta pode ser feita pelo computador e pelo celular pelo Saúde Digital MG Covid-19. Nele, você poderá conversar com um médico e fazer uma avaliação sem pagar nada. Se você não mora em Minas, veja se seu estado ou cidade oferecem consultas digitais. 

Veja o que fazer se tiver outros sintomas de covid-19!

Depois de avaliar e informar você, na consulta digital, o profissional também poderá tomar outras atitudes, como:

  • indicar o isolamento doméstico e explicar o que você precisa fazer para evitar a transmissão para outras pessoas;
  • receitar medicamentos que podem melhorar seus sintomas;
  • passar atestados médicos para afastamento do trabalho.  

Caso ele note algum sintoma preocupante ou algum risco para sua saúde, ele poderá recomendar a ida às unidades de saúde da família (posto) ou às UPAs. 

Falta de ar leve no grupo de risco

Se você faz parte do grupo de risco de gravidade e sente falta de ar, uma avaliação presencial por profissional de saúde pode ser importante.

Nesses casos, se você estiver em boas condições, procure a unidade básica de saúde. Se desejar, você pode se consultar pelo Saúde Digital Covid-19 antes de tomar a decisão de ir ou não. O essencial é não deixar de fazer uma avaliação com um profissional. 

Ah, evite a ida diretamente aos prontos-socorros se seus sintomas forem leves, pois é muito importante que esses locais não fiquem superlotados! Assim, o atendimento aos casos mais graves pode ser mais rápido. Se a equipe do posto de saúde achar que é necessário, eles vão pedir a transferência para uma UPA ou outro centro especializado.

Falta de ar com sinais de gravidade

Em algumas situações, a ida ao pronto socorro é importante para que o atendimento de casos graves seja mais rápido:

  • piora rápida da dificuldade de respirar;
  • perda de consciência;
  • confusão mental (como desorientação, agitação e fala sem sentido);
  • tosse com sangue;
  • escurecimento intenso da região dos lábios e das pontas dos dedos;
  • respiração muito acelerada mesmo em repouso. 

Você também pode ligar para o SAMU para verificar se é possível ou necessário o transporte para a UPA por essa equipe de profissionais.

Portanto, a falta de ar da covid-19 não é um sintoma que podemos deixar de cuidar. Se você começar a senti-la e notar outros sintomas, a primeira medida é se isolar. Com base nas dicas que demos acima, você pode procurar um atendimento médico. Entretanto nunca se esqueça: a prevenção será sempre o “melhor remédio”. 

Quer saber mais sobre como evitar a covid-19, a doença causada pelo coronavírus? Então, confira este post sobre o tema!

© 2022 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.