• Banner Blog

Casos leves de covid-19: entenda como funciona o tratamento!

Autores*: Mariana Dinamarco Mestriner, Leticia de Melo Elias, Gabriella Yuka Shiomatsu, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Entre todas as pessoas infectadas pelo novo coronavírus, aproximadamente 80% têm casos leves de covid-19. Ou seja, 8 a cada 10 pacientes não precisam de internação hospitalar e se recuperam completamente sem nenhum tratamento específico para a doença. Isso ocorre porque, normalmente, a defesa do próprio corpo é capaz de combater o vírus sem a ajuda de remédios ou de atendimento hospitalar.

A orientação é que todos os pacientes com suspeita de infecção pelo SARS-CoV-2 busquem atendimento. O médico irá avaliar o paciente e verificar se é necessária a internação. A maioria dos casos pode ser tratada em casa. 

Você sabe como é feito o tratamento da covid-19 nos casos leves? Entenda melhor aqui!

 

Existem remédios para casos leves de covid-19?

 

Atualmente, o tratamento para casos leves de covid-19 recomendado é muito parecido com o feito em outras infecções respiratórias causadas por vírus, como a gripe. O médico pode prescrever remédios para alívio dos sintomas, como analgésicos para as dores e antitérmicos para controlar a febre. É importante notarmos que esses medicamentos atuam nos sintomas, e não na causa da doença!

Além disso, é importante repouso e mais ingestão de líquidos para evitar desidratação. O médico pode solicitar exames de sangue ou de imagem, como o raio-x, para avaliar a condição clínica do paciente.

Aqueles com suspeita ou com covid-19 confirmada, assim como as pessoas que moram em sua residência, devem ser acompanhados pela equipe de saúde, presencialmente, pelo telefone ou por aplicativos. Todos devem realizar isolamento doméstico. A SES-MG recomenda:

  • familiar doente deve ficar 10 dias de isolamento contados do início de sintomas E estar assintomático nas últimas 72 horas;
  • pessoas que moram com ele - 10 dias desde o último contato com a pessoa sintomática;

É responsabilidade do médico fornecer atestado quando necessário.

 

Pode surgir algum medicamento para casos leves?

Desde a descoberta do novo coronavírus e a sua rápida transmissão pelo planeta, a ciência procura um tratamento para covid-19 que seja seguro e eficaz. Atualmente, mais de 150 medicamentos estão em estudo, entre eles antivirais, anti-inflamatórios, anticorpos e combinações de diferentes medicamentos. Entretanto, até o momento, não existe um tratamento específico para a infecção pelo SARS-CoV-2. 

Pode ser que a ciência não encontre um tratamento eficaz contra a covid-19. Um dos avanços mais importantes seriam os medicamentos que diminuem as chances de casos leves evoluírem para casos graves ou que diminuem os óbitos pela doença ajudariam a controlar a pandemia.

 

Quais medidas tomar para se recuperar bem?

As principais medidas a serem realizadas pelos pacientes com a forma leve da doença são:

Para os casos leves, não há um tratamento específico que seja considerado eficaz pela ciência.

Felizmente, a maioria das pessoas se recupera bem dentro de alguns dias apenas com repouso, hidratação e remédios para aliviar os sintomas. É importante que pacientes e familiares estejam atentos aos sinais de gravidade, tais como falta de ar, dor persistente no peito e coloração azulada dos lábios. Diante de qualquer um desses sinais e sintomas, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

 

A maioria das pessoas infectadas pelo novo coronavírus apresenta casos leves de covid-19. Ainda assim, as medidas de prevenção da transmissão, como isolamento social e uso de máscaras, são essenciais para o controle da pandemia. Para os casos leves, devemos seguir as orientações médicas, evitando automedicação e reduzindo as chances de transmissão da covid-19 para os entes queridos e toda a população. Por fim, manter-se bem informado é muito importante para combater a pandemia e a desinformação!

  

Quer entender melhor os termos e conceitos sobre o novo coronavírus e a pandemia de covid-19? Acesse o nosso Dicionário "Para Entender a Pandemia"!

*Este post foi escrito pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19

© 2022 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.