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Como lidar com o estresse do isolamento social? Confira este guia!

Autores*: Ingrid Figueiredo, Victor Durço, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Você sabe qual é o papel das medidas de controle da covid-19? Escutamos e vemos a todo momento na televisão, no rádio e nas redes sociais sobre isolamento social e quarentena, mas você sabe o que cada uma dessas palavras significa? Neste post vamos explicar tudo isso e dar dicas para que você consiga lidar melhor com esse momento tão difícil.

Ficou interessado? Então, acompanhe abaixo!

 

Qual a importância do isolamento social? 

O novo coronavírus é um vírus que se espalha entre pessoas que mantêm contato próximo por um período prolongado. Quando uma pessoa infectada — com sintomas ou não — tosse, espirra ou até mesmo fala, pequenas gotas contendo o vírus provenientes da boca e do nariz são lançadas no ar. Elas podem alcançar o nariz, a boca e os olhos de outras pessoas próximas, o que pode causar a covid-19.

Pode também acontecer de essas gotículas atingirem superfícies. Uma pessoa sadia, ao encostar nessa superfície e depois tocar o nariz, a boca ou os olhos sem higienizar as mãos, também pode se contaminar. Assim, como não podemos saber quem tem ou não a covid-19 quando estamos fora de casa, é necessário que evitemos permanecer em contato próximo com outras pessoas nesse momento. 

Essa medida é chamada de distanciamento social. Ela também é conhecida popularmente, como isolamento social, apesar de esse não ser o termo mais preciso cientificamente. 

Distanciamento social e quarentena são as mesmas coisas?

Não. O distanciamento vale para todo mundo, inclusive as pessoas sem sintomas ou sem contato com um caso suspeito. Já a quarentena busca impedir que pessoas que foram expostas a uma doença contagiosa se desloquem livremente por determinado tempo para que se observe se elas vão ou não ficar doentes.

Portanto, o distanciamento social tem como objetivo limitar contato próximo entre toda a população, em espaços abertos e fechados. Isso ajuda a reduzir a velocidade que a pandemia evolui em sua região. 

Ah, você sabia que o distanciamento social pode ser feito em níveis de restrição? Desse jeito, quando a transmissão estiver acelerada, devem ser adotadas medidas mais rígidas, como permissão para funcionamento, apenas, de serviços essenciais. Quando ela estiver mais controlada, podemos reabrir outros tipos de serviços. Assim, conseguiremos manter um equilíbrio entre proteção da saúde e dos empregos. É por isso que o Governo de Minas Gerais lançou o programa Minas Consciente.

Como fazer um bom distanciamento social?

Isso pode ser feito com as seguintes medidas:

  • evitar sair de casa para atividades que geram a aglomeração de pessoas. Veja sempre o que a prefeitura da sua cidade recomenda para não ter erro. Se for dos grupos de risco, só saia para o essencial;
  • ao sair, use sempre a máscara de acordo com as recomendações da SES-MG e do Ministério da Saúde do Brasil;
  • higienizar as mãos frequentemente;
  • manter uma distância de 2 metros de outras pessoas nos momentos em que é imprescindível deixar o domicílio.

Medidas de prevenção da covid-19. Lavar as mãos

Como evitar o estresse do isolamento social?

Porém, saber da importância do distanciamento social não faz com que seja fácil praticá-lo. As incertezas trazidas pela pandemia podem ser muito estressantes para as pessoas. E, junto disso, está a dificuldade de se encontrar com entes queridos em razão da necessidade do isolamento. 

Tudo isso aumenta o estresse e a sensação de solidão em muitas pessoas, piorando a saúde mental dessas pessoas. Assim, é necessário que se tenha em mente que, nesse momento é, sim, necessário um distanciamento físico. Veja isso como uma medida de cuidado, de carinho. 

Mas essa distância não deve e nem precisa ser emocional também. Há outras formas de manter o contato com entes queridos. 

Seguir as medidas de prevenção do coronavírus traz tranquilidade para lidar com o estresse do isolamento social

Como lidar com o isolamento social?

 Algumas medidas simples podem ajudar a lidar melhor com o estresse nesse momento:

  • busque conhecimento — saiba o que fazer e quando procurar ajuda médica se você estiver doente;
  • cuide do seu corpo, tente manter uma rotina regular e alimente-se de forma saudável;
  • exercite-se em casa, se possível;
  • mantenha seus horários de dormir e acordar;
  • respire fundo, se alongue e medite;
  • evite consumo de álcool e o uso de cigarro e outras drogas;
  • tire um tempo para as atividades que te proporcionem prazer, como assistir a filmes, ler, cozinhar, fazer atividades manuais;
  • não perca sua conexão com pessoas queridas — mantenha contato por meio de ligações, mensagens de texto ou vídeo-chamadas. Converse sobre seus sentimentos e preocupações, fortaleça sua rede de apoio;
  • restrinja seu tempo assistindo e lendo em noticiários e nas redes sociais sobre a situação da pandemia da covid-19. Estar o tempo todo em contato com esse assunto pode ser muito estressante.

O que fazer na quarentena? Mulher meditando em casa  

Mas, caso, mesmo seguindo essas orientações você ainda sinta que não consegue lidar bem com seu estresse, não hesite em procurar ajuda psicológica. Para os que não podem pagar, além do SUS, há grupos de atendimento psicológico online social que oferecem atendimento gratuito, como a A Liga Nacional de Atendimento Psicológico Social Online. Tudo isso fortalece sua mente para lidar com o estresse do isolamento social.  

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*Este post foi escrito pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19.

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