• Banner Blog

O que fazer para aumentar a imunidade? Entenda aqui!

Autores: Leandro Lima Oliveira, Leandra Prates Diniz, Gabriella Yuka Shiomatsu, Ricardo Tadeu de Carvalho 

Quando se trata de saúde, um assunto que sempre ganha muito destaque é o fortalecimento das defesas do organismo. Na pandemia de covid-19,  todo mundo quer saber: o que fazer para aumentar a imunidade?

Geralmente, as pessoas buscam dois caminhos principais: o uso de suplementos e fórmulas com vitaminas ou a alimentação saudável e rica em nutrientes. Esta última opção certamente é melhor, mas entenda que não existe nenhum alimento milagroso — o segredo é a variedade de cores no prato. Isso é possível por meio de uma alimentação com legumes, folhas, cereais, laticínios, carnes (para quem não é vegano ou vegetariano) etc. Já os suplementos não devem ser usados sem uma orientação médica

Com a pandemia do coronavírus, esse tema ganhou bastante força, mas o que a ciência sabe sobre isso? Veja aqui o que já se conseguiu comprovar sobre o fortalecimento do nosso sistema imunológico!

 

O que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico é um conjunto de células e órgãos que atuam na proteção do nosso organismo contra infecções. Quando um microorganismo, como o novo coronavírus, invade nosso corpo e nos deixa doentes, esse sistema entra em ação para combatê-lo e nos curar o quanto antes.

Levando isso em conta, parece ser extremamente importante fortalecer nosso sistema imune, não é mesmo? Realmente seria muito vantajoso, porém as coisas não são tão simples assim. Nossa imunidade é um sistema composto por vários mecanismos que precisam estar em equilíbrio para funcionar de maneira eficiente.

Células do sistemas imunológico que combatem o novo coronavírusCélulas do sistemas imunológico que combatem o novo coronavírus

Por ser tão complexa, é muito difícil estudar isoladamente cada fator que pode interferir no  funcionamento do sistema imune. Entretanto, isso não significa que os cientistas simplesmente não explorem a relação de uma boa imunidade com estilo de vida.

Então, o que fazer para aumentar a imunidade?

O que se sabe até o momento é que: para o bom funcionamento de todo nosso corpo, o sistema imune deve estar sempre preparado para nos proteger das agressões. O primeiro passo para isso é uma alimentação saudável. Assim, os nutrientes são essenciais para a multiplicação e funcionamento completo das células de defesa.

Além disso, devemos evitar coisas que causam danos ao corpo. Estes bons hábitos saudáveis de vida fazem toda a diferença:

  • não fumar;
  • manter um peso corporal adequado;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Além disso, manter uma rotina adequada também é essencial, incluindo atividades como:

  • praticar exercícios físicos regularmente;
  • dormir bem;
  • se prevenir de doenças infecto-contagiosas;
  • momentos de relaxamento e deconexão das notícias e das redes sociais.

 

Cachorro dormindo para fortalecer o sistema imunológico

Imunidade e idosos: o que sabemos?

Um fato importante já comprovado é que a nossa resposta imune diminui com o envelhecimento. Isso contribui para que os idosos sejam mais suscetíveis a doenças infecciosas, além de terem mais chances de desenvolver formas graves e de apresentarem dificuldades para se recuperar.

Por isso, os idosos são um grupo de risco para várias doenças, entre elas a covid-19!

Para saber mais…

Não se tem certeza ainda do porquê de a  imunidade do idoso ser menos eficiente, mas alguns estudos sugerem que ocorre pela menor produção de componentes importantes do sistema imune – os linfócitos – por órgãos como o timo e a medula óssea. Além de serem produzidos em menor quantidade, os linfócitos parecem ser menos eficientes no combate às infecções.  

 

Há algum alimento ou suplemento milagroso?

vitaminas e minerais que são muito importantes para o sistema imunológico, como o zinco e a vitamina C. Com uma alimentação saudável, você terá toda a quantidade deles. Uma grande vantagem: quando você come com variedades frutas e vegetais, seu corpo ganha também outras substâncias que ajudam a proteger o corpo, mas que não estão presentes nos suplementos. Por isso,  você só deve tomar suplementos ou fórmulas quando seu médico receitar.

Mas, atenção: não existe um alimento ou suplemento que cura a covid-19! É muito melhor comer com variedade do que exagerar no limão para ter muita vitamina C. Bem nutrido, seu corpo terá mais força para enfrentar as doenças.

Resumindo, não se deixe enganar por fórmulas milagrosas, pois não existe um alimento ou suplemento que vai, sozinho, melhorar sua defesa natural. O essencial para que você mantenha o bom funcionamento do seu corpo é manter hábitos saudáveis. Uma dieta balanceada, a prática regular de exercícios e a adoção de medidas de prevenção de doenças contagiosas serão os grandes aliados para que seu corpo esteja melhor preparado para combater eventuais doenças.

Agora que você já o que fazer para aumentar a imunidade, quer receber outras dicas de saúde por uma fonte confiável? Siga nossas páginas no Facebook, Twitter e Instagram e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Este post foi escrito pelos alunos  da Faculdade de Medicina da UFMG pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19

© 2021 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.