• Banner Blog

Contato com pessoa com covid, o que fazer?

Autor: Ricardo Tadeu de Carvalho
 

Contato com pessoa com covid, o que fazer? À medida que o número de  casos de covid-19 crescem, é cada vez mais provável que você tenha contato com um caso confirmado da doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Então, é preciso tomar algumas atividades para cuidar da sua saúde, das pessoas que você ama e da comunidade em que você mora.

As principais orientações que veremos aqui envolvem: (1) o auto-observação dos seus sintomas, (2) proteção de outras pessoas contra as secreções respitarórias; (3) isolamento em sua casa por 14 dias. Quer entender melhor o assunto? Leia até o final!

O que é contato com caso confirmado de covid-19?

Antes de tudo, precisamos definir o que é um contato próximo com um caso confirmado de covid-19. A pessoa com quem você teve contato deve ter tido o diagnóstico confirmado por um profissional de saúde. Na maior parte das vezes, a confirmação é por exame laboratorial, — o qual deve ser interpretado por um profissional. Se não for possível, ele poderá adotar outros critérios recomendados para a confirmação. 

Nem todo o contato será considerado próximo. A precaução deve ser maior para aqueles que estiverem em alguma das seguintes situações de contato com um caso confirmado:

  • moram, cuidam, visitam ou compartilham uma área com ele;
  • contato físico direto (aperto de mãos e beijos,por exemplo);
  • profissionais de saúde sem EPI;
  • contato com fluidos corporais sem equipamentos de proteção individual;
  • pessoas que ficaram a menos de um metro e meio de distância, por no mínimo, 15 minutos;

No entanto, profissionais de saúde ou cuidadores com uso correto de equipamentos de proteção individual profissionais não são considerados contatos com casos confirmados. 

Contato com pessoa com covid, o que fazer?

Em relação às atitudes que você deve tomar, não faz tanta diferença o caso ser confirmado ou suspeito. O isolamento continuará sendo necessário, assim como as outras medidas para evitar passar uma doença respiratória para outras pessoas!

covid 19 4908692 1280

Começar o isolamento doméstico

O isolamento doméstico de contatos com casos confirmados é uma das medidas mais importantes para evitar que o coronavírus se espalhe. Afinal, uma pessoa pode ficar vários dias passando o vírus sem ter nenhum sintoma.

O isolamento doméstico deve ser feito por 14 dias depois do último contato com o caso confirmado. Se você mora ou cuida desse caso confirmado, comece a contar os dias a partir de:

  • último contato com a pessoa antes de ela se isolar;
  • se mesmo com ela isolada, você tiver tido contato próximo, o prazo começa a contar dessa último contato próximo. Por exemplo, começa a contar do zero se você pegou em um lenço com catarro do caso confirmado e estiver sem luvas e máscaras.

Para você não ter dúvidas, o prazo é 14 dias. Não confunda com o isolamento de 10 dias que é feito para a pessoa com sintomas. 

Para saber mais sobre como fazer o isolamento doméstico, confira este post completo sobre o tema!

Observe o surgimento de sintomas

Se você começar a ter sintomas, mantenha o isolamento. Você agora será considerado um caso provável de covid-19. Os casos leves sem fator de risco podem manter o isolamento doméstico sem ir presencialmente a um médico.

Para avaliar o seu caso, pegar atestados e tratar seus sintomas, você pode fazer uma consulta digital. O Estado de Minas Gerais oferece atendimentos pelo aplicativo Saúde Digital Covid-19 totalmente de graça.

Veja mais os sintomas neste post!

Se for do grupo de risco, você pode usar a teleconsulta para avaliar a necessidade de ir à unidade básica de saúde. Caso algo te preocupe, pode ir presencialmente tomando os devidos cuidados (uso de máscaras e distanciamento físico).

Em todos os casos, se você ver algum dos seguintes sinais de gravidade, você deve ligar para o serviço de urgência (192) ou ir a uma UPA:

  • piora rápida da dificuldade de respirar;
  • perda de consciência;
  • confusão mental (como desorientação, agitação e fala sem sentido);
  • tosse com sangue;
  • escurecimento (cor roxa ou azulada) da região dos lábios e das pontas dos dedos;
  • respiração muito acelerada mesmo em repouso. 

Acionar a sua rede pessoal de apoio

Se você mora sozinho, não deixe de conversar com as pessoas mais próximas:

  • levar comida, alimentos e medicamentos para evitar que você saia de casa;
  • ficar atento se você apresenta alguma piora ou deixa de responder as mensagens/ligações. 

Também não deixe de alertar outras pessoas que tiveram contato com você nos últimos dias. Elas devem ficar alertas para o surgimento de sintomas. 

Voltando à pergunta: contato com caso confirmado de covid, o que fazer? A principal mensagem é simples: proteja as outras pessoas e se cuide! Para isso, comece o isolamento doméstico com as medidas que explicamos no website, no blog e nas nossas redes sociais. Use sempre máscaras na área comum! Se começar a sentir sintomas, observe a evolução. Em caso de dúvidas, pode procurar uma consulta à distância no Saúde Digital Covid-19. Dependendo do seu estado de saúde, uma consulta presencial será necessária.

Quer saber mais sobre o isolamento social e outras medidas de prevenção? Confira nosso post sobre o tema!

© 2022 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.