Coronavírus no trabalho: fatores de risco de transmissão e prevenção

Autores*: Mariana Rodrigues, Vitor Yukio Ninomiya, Gabriella Yuka Shiomatsu, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Sabemos que a contaminação pelo novo coronavírus no trabalho é frequente; afinal, no ambiente de trabalho há grande potencial para propagação de infecções respiratórias! Por isso, é importante unir esforços na adoção de estratégias que reduzam a disseminação da covid-19.

E você, sabe como podemos evitar a transmissão viral no ambiente de trabalho e quais medidas de prevenção devem ser tomadas para proteger a saúde do trabalhador? Leia o post para entender melhor!

Como ocorre a transmissão do coronavírus

A principal forma de transmissão do coronavírus é de pessoa para pessoa. Pode ser por meio de contato pessoal próximo com secreções contaminadas e eliminadas na tosse, espirro, fala. Também por contato com objetos e superfícies contaminadas.

O risco de transmissão depende de como ocorreu a exposição ao vírus, de quanto tempo a exposição durou e se foram utilizadas medidas preventivas. Dessa forma, para traçar estratégias de prevenção eficazes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica as atividades laborais em três níveis de risco:

• risco baixo: atividades que não envolvem contato próximo com o público e/ou colegas de trabalho e não exigem contato com indivíduos infectados;
  • risco médio: atividades que envolvem contato próximo com o público e/ou colegas de trabalho, mas não exigem contato com indivíduos infectados;
  • risco alto: atividades com alto potencial de contato com indivíduos infectados.

Então, como prevenir a transmissão do coronavírus no trabalho?

Com o que já aprendemos, percebemos que os empresários precisam adotar estratégias de prevenção da transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho. Nesse sentido, algumas medidas preventivas devem ser praticadas em todas as empresas:

• distanciamento social mínimo de 2 metros;
  • reduzir o fluxo no estabelecimento e controle do acesso, com filas demarcadas;
  • providenciar barreiras físicas entre funcionário e clientes (uso de face shield e placas de acrílico);
  • fornecer equipamentos de proteção individual adequados para funcionários;
  • disponibilizar álcool gel 70% para higienização das mãos;
  • limpar regularmente objetos e superfícies frequentemente tocados;
  • uso de máscara facial pelos funcionários e clientes;
  • manter ventilação adequada do ambiente;
  • priorizar reuniões remotas e flexibilizar horários de trabalho;
  • atendimento preferencial para clientes que fazem parte do grupo de risco.

Você pode encontrar mais informações sobre as medidas de prevenção neste link.

E como as medidas estão sendo adotadas em Minas Gerais?

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e da Secretaria de Saúde (SES), desenvolveu o "Minas Consciente", plano que orienta a retomada gradual da economia e volta ao trabalho, oferecendo critérios e protocolos sanitários que garantem que esse processo ocorra de forma segura e responsável.

O plano divide as atividades em 3 ondas, que liberam empresas e prestadores de serviços para funcionamento progressivo, de acordo com a propagação da doença e o cenário assistencial e epidemiológico de cada região.

• onda vermelha: só funcionam serviços essenciais (bancos, supermercados, transporte);
  • onda amarela: serviços não essenciais em atividades (vestuário, estética, móveis);
  • onda verde: liberação de serviços não essenciais com alto risco de contágio (clubes, academias, museus).

Estamos diante de uma flexibilização, entretanto, para que a abertura gradual dos serviços continue, os cuidados não podem ser deixados de lado! Empresários, funcionários e clientes devem trabalhar juntos para garantir o cumprimento das medidas de prevenção e, assim, frear o avanço da pandemia.

Além disso, não se esqueça de colocar em prática as medidas preventivas não farmacológicas de trombose, que são importantes tanto para pessoas com covid-19 quanto para a população no geral.

Quer entender melhor os termos e conceitos sobre o novo coronavírus e a pandemia de covid-19? Acesse o nosso Dicionário "Para Entender a Pandemia"!

*Este post foi escrito pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.