Minas Gerais atua para que a alta demanda, no mercado, por medicamentos essenciais à sedação não afete a assistência aos pacientes com covid-19. O Estado recebeu, do Ministério da Saúde,e distribuiu aos hospitais, mais de 40 mil ampolas destes medicamentos desde o início do mês de abril.

Os sedativos e bloqueadores neuromusculares conhecidos como kit intubação, são fundamentais para grande parte dos pacientes internados nas UTIs por conta da covid-19.

O que é intubação?
Intubação é o procedimento que visa preservar a respiração do paciente durante tratamentos que exigem sedação, ou em casos graves de complicação respiratória, como casos graves de covid-19. A intubação traqueal é feita com a inserção de um tubo - pelo nariz ou boca - até a traquéia, onde ficará instalada a ventilação mecânica pulmonar para estabilizar o quadro de falência respiratória causada pelo novo coronavírus.

O que é o kit intubação? 
Conhecidos como kit intubação, os bloqueadores neuromusculares, sedativos e analgésicos são medicamentos disponibilizados para instituições que tiveram aumento abrupto de consumo e que estão com quantidade reduzida de acordo com os estoques disponíveis.

Atuação da gestão estadual na crise dos medicamentos: Um relato sobre o kit intubação

O kit é formado por conjunto de medicamentos, que inclui anestésicos, relaxantes musculares e sedativos utilizados para sedar o paciente e evitar que ele sinta dor enquanto é feita a intubação, procedimento que auxilia na respiração por meio de um tubo introduzido pela garganta.

Quais são os medicamentos?
O chamado kit intubação é composto por medicamentos de diversas classes: bloqueadores neuromusculares, sedativos, analgésicos.

DELIBERAÇÃO DO COMITÊ EXTRAORDINÁRIO COVID-19 Nº 63, DE 4 DE JULHO DE 2020
Dispõe sobre medidas de articulação e integração de prestadores de serviço de saúde diante da insuficiência e da indisponibilidade temporária dos medicamentos que especifica.

O kit intubação é composto por: analgésicos, hipnóticos e bloqueadores neuromusculares. 

Embora o número de medicamentos que componham o kit seja variável, dependendo do quadro clínico de cada paciente, a administração deve ser conjunta.


Planilha de Monitoramento

 

 

Rede solidária
O estado conta com a rede solidária,que permite o remanejamento de insumos entre as instituições. Neste caso específico, os medicamentos são destinados aquelas que observam aumento abrupto de consumo destes insumos, ou que estejam com seus estoques em níveis considerados críticos. 

1

 

© 2021 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.