Painel coronavírus individualiza dados da rede particular

Metodologia confere transparência e fortalece investigação epidemiológica

Desta forma, além de receber, acompanhar e disponibilizar informações encaminhadas pelos municípios para compor o Boletim Epidemiológico (informativo diário) e também dados dos sistemas oficiais de saúde (E-SUS VE e SIVEP-GRIPE), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) irá integrar aos bancos de dados da Sala de Situação, os resultados de exames feitos fora da rede pública

Até então, exames para a covid-19 realizados em laboratórios particulares, públicos e farmácias (testes rápidos), ou por meio de empresas que testam seus funcionários não integravam, separadamente, os bancos de dados da SES-MG. “Além de ser uma ferramenta a mais para aprimorarmos os meios de enfrentamento à pandemia, o CSV-Laboratórios confere ainda mais transparência ao nosso processo de gestão de dados”, avalia a coordenadora da Sala de Situação, Janaína Passos de Paula. Este arquivo, segundo ela, possui conexão com os laudos emitidos e enviados pelos laboratórios do estado e poderá ser utilizado para a investigação epidemiológica da covid-19 em Minas Gerais.

Segundo Janaina Passos, resultados de exames provenientes da rede particular passam a ser extraídos do CSV-Sistemas e desmembrados para compor o CSV-Laboratórios. “Esta ferramenta também irá auxiliar a Secretaria de Saúde na identificação das testagens realizadas no estado. Ampliamos informações sobre o sistema público e também sobre a rede privada”, avalia a coordenadora.

Os dados podem ser acessados por meio do www. coronavirus.saude.mg.gov.br/painel.

Por: Raquel Ayres
© 2021 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.