Covid-19: falta de ar, o que fazer? 

Autor*: Ricardo Tadeu de Carvalho
 

A falta de ar da covid-19 é um dos sintomas que mais preocupam as pessoas em relação a essa doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.  Por isso, muitas pessoas se perguntam o que fazer se começarem a sentir dificuldade para respirar, cansaço excessivo e fadiga mesmo quando estão em repouso.

Outro questionamento muito comum é se a falta de ar é sempre causada pela covid-19. Como veremos mais à frente, esse sintoma pode acontecer por várias outras doenças respiratórias, como a gripe. Também, pode ser causado por doenças cardiovasculares (do coração e dos vasos sanguíneos).

Mas não podemos “relaxar”: se essa falta de ar começou de repente e piorou rápido, é importante avaliar que pode ser covid-19, sim. Então, todas as medidas para evitar passar a doença para outras pessoas e para se cuidar precisam ser tomadas. Quer entender melhor esse assunto? Acompanhe o nosso post!

NOVOS HÁBITOS: CARNAVAL 2021

Autor*: Vitor Yukio Ninomiya

Após mais de um ano desde o registro do primeiro caso de contágio pelo novo coronavírus, na China, e próximos da data do aniversário da pandemia (26 de fevereiro de 2020), ainda não existem motivos para celebrar. Com cerca de 9,5 milhões de casos confirmados e mais de 230 mil mortes no Brasil, mesmo com o início da aplicação das vacinas (Coronavac e AstraZeneca-Oxford), apenas a covid-19 é quem acumula diariamente motivos para festejar.

Não é surpresa que o Carnaval 2021 tenha sido cancelado, não é mesmo? Falar sobre carnaval sem ao menos lembrar de uma aglomeração, por menor que seja, é tarefa impossível a qualquer um. Por isso, é preciso reforçar os novos hábitos voltados à prevenção para que o coronavírus não faça a festa com a nossa saúde. Nesse carnaval, a máscara deixou de ser apenas um acessório e passou a ser a peça fundamental e comum a todos nós. Sendo assim, para se manter informado e ptrotegido, acompanhe aqui as principais recomendações para o Carnaval 2021!

vacina_covid_19_coronavac_astrazeneca

Autor*: Vitor Yukio Ninomiya

Com o início da vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil, muito provavelmente você já deve ter procurado por informações sobre os dois imunizantes com uso autorizado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): a CoronaVac e a AstraZeneca/Oxford. Sendo assim, separamos aqui as principais informações para que você fique bem informado sobre esse assunto!

novos_habitos_cuidados_lixo

Autor*: Vitor Yukio Ninomiya

De acordo com a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos, publicada em 2017 pelo Ministério da Saúde, o novo coronavírus (SARS-CoV-2) é considerado um agente biológico pertencente à classe de risco 3, ou seja, possui uma transmissão de alto risco individual e moderado risco para a comunidade. Sendo assim, além das medidas preventivas amplamente divulgadas, como o uso de máscaras, higienização das mãos e superfícies e o distanciamento, deve-se dar atenção especial aos resíduos infectados por esse vírus.

Descubra aqui, neste post, quais são os cuidados que devemos ter com o lixo domiciliar para não colocar em risco a saúde da sua família e dos profissionais responsáveis pela coleta do lixo.

 

Férias e quarentena: crianças em casa

Autores*: Letícia Massensini Oliveira e Vitor Yukio Ninomiya

Sabemos que não é fácil proporcionar situações divertidas e diferentes para as crianças quando temos que lidar com tantas limitações trazidas por uma pandemia. Tudo fica mais complicado com os espaços restringidos e com as mudanças de rotina em casa no período de férias. Mas é possível melhorar a situação com criatividade e informação! Leia o post para saber mais!

Vai visitar alguém?

Autor*: Vitor Yukio Ninomiya

Não é novidade que a pandemia da covid-19 tem sido um grande desafio para muitas pessoas, principalmente quando bate aquela saudade de um familiar ou amigo próximo. Assim, o fim de 2020 e a chegada de 2021 reforçam uma época muito convidativa em aproximar as pessoas que se distanciaram por conta da pandemia. Mas muito cuidado, essa época também é uma grande oportunidade para colocar em risco a transmissão do novo coronavírus entre amigos, famílias e comunidades saudáveis e seguras. Por isso, separamos aqui algumas recomendações!

Natal e Ano Novo

Autor*: Vitor Yukio Ninomiya

Após mais de nove meses do início da pandemia (26 de fevereiro de 2020) do novo coronavírus, reacendemos as nossas esperanças de que seu fim esteja se aproximando com as notícias cada vez melhores, principalmente no que diz respeito à vacina. E, com a chegada das festas de fim de ano, não podemos arriscar perder tudo aquilo que fizemos durante todo o ano de 2020. 

Não deixe de celebrar o Natal e o Ano Novo com aquelas pessoas que você mais ama, mas faça isso de forma segura e responsável. Estamos vivendo em um ano bem atípico, cheio de novos hábitos e, por isso, deixamos aqui algumas dicas para que você possa aproveitar as festas de fim de ano com segurança!

Compras-Natal-2020

Autor*: Vitor Yukio Ninomiya.

Apesar das diversas mudanças trazidas pelo novo coronavírus, a tradição em presentear no Natal não parece ter sofrido grandes alterações. A confirmação recente no aumento de vendas na Black Friday de 2020 reforça a ideia de que muitos dos consumidores se adaptaram às compras em lojas digitais, mas que não deixaram de consumir.

Mesmo com a pandemia, boa parte dos consumidores ainda não pretendem abrir mão das compras em lojas físicas, alertando não somente as autoridades sanitárias mas também os próprios consumidores quanto às medidas de prevenção para que as compras de Natal não se tornem a causa da transmissão da covid-19. 

Confira aqui, algumas dicas para manter a tradição das compras de natal com segurança!

Página 1 de 10

© 2021 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.