Aplicativo Saúde Digital MG – Covid-19 disponibiliza novas funções aos usuários

A plataforma permitirá acesso rápido aos psicólogos e oferecerá acompanhamento diário aos contatos de suspeitos e positivados para a covid-19

O aplicativo Saúde Digital MG Covid-19, disponibilizado pelo Governo de Minas Gerais à população, oferece duas novas funcionalidades. A partir do dia 6 de novembro, as pessoas cadastradas poderão se consultar com psicólogos da equipe do App, sem passar pela consulta médica. Outra facilidade oferecida é o Bot, simulador de ação humana padronizada, que vai monitorar as pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou positivados de covid-19.

A plataforma de telemedicina, cuja licença foi doada temporariamente ao Estado pela empresa Techtools, atende a população, gratuitamente, desde maio. Até agora, aproximadamente 60 mil downloads foram feitos, mais de 25 mil pessoas se cadastraram, e quase 3 mil consultaram por vídeo. Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, a experiência com a telemedicina é de grande valor. “O aplicativo é umas das muitas ferramentas que utilizamos no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Sua eficiência garante que muitas pessoas, especialmente do grupo de risco, não precisem sair de casa, o que diminui filas, aglomerações e desafoga o sistema de saúde”, explica.

O atendimento com psicólogos pelo aplicativo era, até então, direcionado por médicos e enfermeiros. A partir de agora, o usuário poderá agendar consulta diretamente com o profissional, o que facilitará muito para o paciente. “A ação é bem-vinda para a equipe da psicologia por agregar valor ao atendimento. E sendo uma demanda da própria pessoa, conseguimos ter mais efetividade no atendimento, ajudando na melhoria emocional dos pacientes”, reforça a coordenadora dos psicólogos voluntários que atendem pelo aplicativo, Nazareth Ribeiro.

O Bot, outro novo recurso da plataforma, atua em conjunto com o Painel de Monitoramento de Contatos de Casos Suspeitos e Confirmados de Covid-19, ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que visa a interrupção da cadeia de transmissão da doença, reduzindo o contágio e o número de casos de covid-19 no estado.

Por meio de uma planilha preenchida pela Atenção Primária à Saúde de cada município, todas as pessoas que tiveram contato com outras, com suspeita ou positivadas para a covid-19 são identificadas e monitoradas pelo aplicativo, sob a coordenação da equipe de saúde, durante 14 dias ou até que o contato manifeste sintomas.

O aplicativo

O Saúde Digital MG -Covid-19 pode ser baixado em dispositivos Android e IOS. Feito o download, o usuário faz o próprio cadastro e de outras pessoas, favorecendo àqueles que não dispõem da tecnologia. De forma intuitiva, o cidadão responde às perguntas, em uma autoavaliação, que o direciona para uma consulta médica ou para outros encaminhamentos. Cada pessoa pode e deve se autoavaliar sempre que tiver dúvidas sobre sua condição de saúde.

Por: Lila Alves
© 2020 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.