Saúde avalia retomada das cirurgias eletivas em Minas Gerais

Procedimentos eletivos foram suspensos em março, como forma de prevenir uma possível sobrecarga na rede pública de saúde

Crédito: Fabio MarchettoSuspensa em todo o Estado desde o mês de março, devido aos esforços prioritários do governo no enfrentamento à pandemia, a realização de cirurgias eletivas receberá novas orientações em breve, segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (2/10), o secretário indicou sobre uma nova deliberação ainda a ser elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para que a retomada possa acontecer, em sintonia com os sinais de estabilização da pandemia em Minas.

“Com a tendência clara de estabilização no cenário da epidemia no estado, encontra-se em elaboração uma nova normatização para as cirurgias eletivas. Nós precisamos retomar com essas cirurgias, mas também precisamos ter a garantia de que caso haja um aumento nos números da covid em Minas, as instituições hospitalares terão condições de manter o atendimento”, explicou.

Um dos principais impasses sobre a questão é sobre o uso de alguns medicamentos necessários para o tratamento da covid-19 também serem eventualmente usados em cirurgias eletivas. Segundo o secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, esse cenário pode gerar uma sobreposição desses procedimentos, prejudicando o enfrentamento à pandemia.

“Temos dialogado para que possamos chegar a uma resolução que permita uma retomada segura das (cirurgias) eletivas e sem impacto na rede, levando-se em consideração que ainda não temos uma vacina para a covid-19”, explicou Cabral.

Divulgação do Boletim Epidemiológico da Covid-19

O secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral também informou sobre a mudança realizada aos finais de semana no boletim epidemiológico da covid-19 em Minas Gerais.

“Tem-se observado uma queda considerável na atualização do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (SIVEP-Gripe). Por isso, o boletim epidemiológico da covid passará a ser publicado em nosso site de segunda a sábado”, informou.

Embora não haja publicação do informe estadual da covid-19 aos domingos, os dados atualizados estarão disponíveis na plataforma www.coronavirus.saude.mg.gov.br/painel

Por: Agência Minas
© 2020 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.