Medicamentos em casa

comunicado important

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o Medicamento em Casa, projeto do Governo de Minas, em parceria com a 99 Táxi e Defesa Civil está em fase de reformulação.

O projeto entrega medicamentos nas residências dos usuários da Farmácia de Minas, portadores de doenças específicas, desde o início da pandemia do novo coronavírus, para que essas pessoas permaneçam em distanciamento social, evitando filas e aglomerações.

O Medicamento em Casa foi viabilizado por meio de parceria do Estado com a empresa de mobilidade urbana, 99. Os recursos provenientes da parceria estão se esgotando e o Governo estuda uma forma de continuar a entrega domiciliar a todos os beneficiados. A equipe da SES está, no momento, buscando outras alternativas para que o Medicamento em Casa tenha continuidade.

Orientação aos usuários:

Caso o contato telefônico para o agendamento da entrega não seja feito até um dia antes da data agendada para a retirada do medicamento, é necessário o comparecimento à Farmácia Regional para receber o mesmo, conforme procedimento realizado normalmente. A retirada deve ser no dia e horário agendado, com todos os documentos necessários.

Pacientes impossibilitados de comparecer e ou pessoas de grupos de risco para a covid-19, devem autorizar a retirada de medicamentos a alguém de confiança.

Ficamos na torcida para que tudo dê certo! Fique em casa e faça uso dos seus medicamentos regularmente.

MEDICAMENTO EM CASA

O Medicamento em Casa é um serviço oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) em conjunto com a Defesa Civil de Minas Gerais de entrega de medicamentos do componente especializado em domicílio para pacientes do grupo de risco da COVID-19, por meio de parceria com a 99, empresa de mobilidade urbana.

Neste momento, o projeto está direcionado aos pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Asma Grave das cidades de Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Juiz de Fora, Uberlândia, Teófilo Otoni e Pouso Alegre. De acordo com a disponibilidade de estoque de medicamentos, número de pacientes e critérios assistenciais, o projeto pode atender a outros grupos de doenças ou municípios, a partir de avaliação da Unidade Regional de Saúde e da Superintendência de Assistência Farmacêutica. A SES-MG entrará em contato previamente, por telefone, para comunicar a entrega de medicamentos.

Contudo, ressaltamos que, a princípio, a entrega do medicamento está condicionada à vigência do Decreto de Calamidade Pública decorrente da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19).

Clique aqui e acesse a tabela com os dados sobre a cobertura do programa. (Atualizado em 29/07/2020)

Não aceite visitas inesperadas na sua casa com o pretexto de entrega de medicamentos sem que tenham sido previamente comunicadas, uma vez que a entrega de medicamentos sempre é comunicada previamente por telefone.

Apenas profissionais da Secretaria de Estado de Saúde, devidamente identificados, realizarão a entrega dos medicamentos. Antes de agendar a entrega por telefone ou receber o entregador em sua casa, certifique-se de que ele faz parte da equipe do projeto e que possui seus dados atualizados antes de fornecê-los.

Contato:

Whats app: (31) 98282-4324

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O que é o Medicamento em Casa?

O Medicamento em Casa é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde em conjunto com a Defesa Civil de Minas Gerais de entrega de medicamentos do componente especializado em domicílio para pacientes do grupo de risco do COVID-19, por meio de parceria com a 99, empresa de mobilidade urbana.

Quem será contemplado pela entrega de medicamentos em casa?

O projeto é voltado para pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Asma das cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora e Uberlândia. De acordo com a disponibilidade de estoque de medicamentos, número de pacientes e critérios assistenciais, o projeto pode atender a outros grupos de doenças ou municípios, a partir de avaliação da Unidade Regional de Saúde e da Superintendência de Assistência Farmacêutica.

O que devo fazer para ser contemplado pelo projeto?

Se você é portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) ou Asma e faz uso de medicamentos do componente especializado pela Farmácia de Minas de alguma das cidades contempladas, só precisa manter o seu cadastro atualizado e aguardar a ligação para agendamento da entrega.

Como posso manter meu cadastro atualizado?

Quem está autorizado a receber o medicamento?

Apenas o paciente ou seus representantes que possuam declaração autorizadora registrada na Farmácia de Minas podem receber o medicamento. Ambos devem dispor de documento original com foto para conferência na hora da entrega.

Como funciona a entrega do medicamento?

Antes da data agendada para o retorno do paciente à Farmácia, a equipe do projeto entrará em contato para informar sobre o projeto e agendar a entrega. Na data agendada na ligação, o paciente deve permanecer no endereço confirmado e aguardar, com documento original com foto, a entrega pelo profissional da Secretária de Estado de Saúde no táxi da 99.

Preciso pagar algo?

Não. O serviço de entrega é gratuito. Não aceite nenhum tipo de cobranças previamente ou no ato da entrega.

Preciso comparecer à Farmácia de Minas?

Uma vez recebida a ligação e agendada a entrega, o paciente não deve comparecer à Farmácia de Minas, apenas aguardar a entrega no endereço confirmado.

Até quando receberei meus medicamentos em casa?

A entrega do medicamento está sujeita à disponibilidade de vouchers de desconto da 99 e à vigência do Decreto de Calamidade Pública decorrente da pandemia causada pelo agente coronavírus (COVID-19). Antes de todas as entregas, os pacientes serão previamente informados por telefone. Caso o paciente não receba o contato por telefone para agendamento, deverá comparecer normalmente à Farmácia de Minas.

Como devo proceder se não for comunicado sobre a entrega do medicamento?

Caso o paciente não receba a ligação de agendamento da entrega até um dia antes da data agendada para retorno à Farmácia, o paciente ou seu representante que possua declaração autorizadora deve comparecer à Farmácia de Minas normalmente para retirar seu medicamento na data de retorno agendada.

Como posso me manter protegido ao COVID-19?

A entrega de medicamentos em casa é uma forma de evitar a exposição de pacientes que fazem parte do grupo de risco ao COVID-19, por isso a higienização e atenção aos protocolos de saúde devem ser observadas durante todo o processo de entrega. No ato da entrega, pacientes e entregadores devem utilizar máscaras obrigatoriamente. Quaisquer objetos que serão compartilhados, como caneta ou os medicamentos devem ser higienizados.

Existe alguma restrição no transporte de medicamentos?

Por questões sanitárias e assistenciais, medicamentos termolábeis ou de uso controlado não serão transportados pelo projeto. Portanto, pacientes que fazem uso de algum desses medicamentos, mesmo que sejam portadores de DPOC ou Asma, não serão contemplados com a entrega em domicílio.

© 2020 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.