5 perguntas e respostas sobre grupos de risco da covid-19

Autores*: Larissa Maria Soares Avelar, Gabriella Yuka Shiomatsu, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Diante da pandemia do novo coronavírus, é natural que tenhamos algumas dúvidas referentes ao tema. Neste post, algumas das dúvidas sobre os grupos de risco para a covid-19 serão comentadas. Se você é uma dessas pessoas que também quer entender mais sobre o novo coronavírus e a covid-19, então confira aqui algumas das principais perguntas e respostas sobre o tema!

1. Algumas pessoas têm maior risco de pegar covid-19? 

Alguns grupos têm maior chance de desenvolver as formas mais graves da doença covid-19, como:

  • idosos (idade igual ou superior a 60 anos);
  • pessoas com doenças cardíacas;
  • pessoas com doenças pulmonares, como asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica;
  • pessoas com problemas de baixa imunidade, como pessoas transplantadas ou em quimioterapia;
  • pessoas com doenças renais ou em diálise;
  • diabéticos;
  • gestantes de alto risco;
  • pessoas com doenças do fígado;
  • obesos (IMC≥40).

Isso quer dizer que esses grupos são infectados mais do que as demais pessoas? Não! De forma geral, é um maior risco de evoluir para a covid-19 grave.

2. Se faço parte do grupo de risco, como posso me proteger? 

Nesse caso, precisa ficar ainda mais atento com higiene pessoal e cuidados gerais

  • lavar as mãos com água e sabão frequentemente. O tempo de lavagem deve ser de, pelo menos, 20 segundos; 
  • evitar encostar na boca, no rosto e no nariz;  
  • evitar, sempre que possível, contato físico com outras pessoas e aglomerações;
  • não sair de casa com frequência;
  • caso precise sair de casa, usar máscaras faciais ajustadas (com, pelo menos, duas camadas de tecido), cobrindo boca e nariz. 

Caso apresente algum sintoma gripal (febre, tosse, nariz escorrendo e dor de garganta), observe sinais de alarme: diarreia e vômitos persistentes, falta de ar e febre com duração superior a 48 horas. Nesses casos, busque o atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento. Antes disso, você também pode fazer uma autoavaliação ou atendimento à distância no Saúde Digital.

3. Pessoas que fazem uso de remédios todos os dias devem suspendê-los?

Não. Quem faz uso de qualquer medicação devido a outras doenças, deve manter o uso conforme a orientação do seu médico. Caso a doença não seja  adequadamente tratada, deverá agendar uma consulta para ajustar os remédios utilizados. Nesse momento de pandemia, é fundamental o controle correto de doenças crônicas como pressão alta, diabetes e asma. 

4. As pessoas com deficiência fazem parte do grupo de risco?

Como um grupo geral, pacientes com deficiências físicas e/ou intelectuais não fazem parte do grupo de risco para formas graves da covid-19. Porém, uma pessoa com deficiência E outras doenças já classificadas (problemas no pulmão, no coração, nos rins, no fígado etc.) se enquadram no grupo de risco. 

Caso seja portador de alguma deficiência e apresente sintomas gripais (febre, tosse, nariz escorrendo e dor de garganta), deve conversar com um profissional de saúde. Por meio do Saúde Digital, um aplicativo do Governo de Minas Gerais, os mineiros podem fazer uma consulta à distância de alta qualidade.

5. Pessoas com apenas pressão alta têm maior risco de desenvolver formas graves da covid-19?

Acredita-se que a hipertensão não seja fator de risco para pior evolução da covid-19. Porém, é muito frequente a associação da pressão alta com outras doenças, como diabetes e problemas no coração. Por causa dessa associação com outras doenças, pode haver maior risco para formas graves da covid-19. Essas condições podem ser silenciosas e, por isso, a prevenção é tão importante.

Agora que você já sabe as principais informações sobre os grupos de risco e que provavelmente tirou suas dúvidas sobre o novo coronavírus e a covid-19, não deixe de redobrar sua atenção caso você ou algum conhecido faça parte do grupo de risco. Tenha sempre a prevenção em dia: mantenha o distanciamento social, a higienização das mãos e de superfícies e utilize máscaras!

 

Quer saber mais sobre coronavírus? Siga a SES-MG no Instagram, no Facebook e no Twitter.

*Este post foi escrito pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19.

Este texto foi redigido conforme as evidências disponíveis até 25/07/2020.

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.