Autor*: Rafael Paim Guimarães, Victor Nardelli Durço, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.

Durante a pandemia, aumentaram as buscas relacionadas ao coronavírus nos filmes. Embora produzidos há anos atrás, esses filmes envolvem diversas circunstâncias semelhantes ao que vivemos hoje com a covid-19, como, por exemplo, o medo da população, a importância da quarentena, a busca pela vacina, a articulação de autoridades, entre outros. 

Confira aqui algumas indicações de filmes sobre pandemias que podem te fazer refletir à respeito do momento em que vivemos. 

 

Contágio (2011)

O filme retrata uma epidemia por um vírus letal que se espalhou rapidamente por toda a população. Em meio ao cenário de caos, políticos e a comunidade científica se articulam para definir estratégias de controle da doença, enquanto a sociedade luta para sobreviver ao momento de pânico. 
Contágio é um dos filmes mais comentados durante a quarentena, de acordo com matéria divulgada pela Folha de São Paulo em Abril (2020). Apesar de o vírus do filme ser muito mais letal, chega a ser impressionante a semelhança em diversos pontos com a pandemia do novo coronavírus. 

 

Epidemia (1995)

O filme conta a história de uma epidemia causada por um vírus, antes restrito a uma região da África, que chegou a se disseminar nos Estados Unidos devido a um macaco contaminado. Em pouco tempo, a doença avançou rapidamente, fazendo com que fosse decretado a quarentena e iniciando, então, uma busca incessante pelo controle do vírus. Nesse cenário, entraram em ação autoridades militares e civis para encontrar a cura.

Assim como em “Contágio”, Epidemia retrata sua história de maneira mais exagerada e emocionante. Apesar disso, é possível observar uma série de pontos em comum com a atual pandemia do novo coronavírus, que nos convidam à reflexão.

 

A gripe (2013)

O filme acontece na cidade de Bundang, na Coreia do Sul, onde se inicia uma epidemia após um imigrante chegar à cidade contaminado por um vírus mutante da gripe aviária. Pouco tempo depois, o cenário de caos se inicia, entrando em destaque a atuação governamental para conter a doença. 
Além de mais uma vez retratar um contexto de pandemia, é possível refletir sobre as dificuldades de se alcançar a cura e o controle da doença em meio ao caos. Tal qual a pandemia do coronavírus, é essencial que os líderes dos Estados se articulem bem para conter o avanço do vírus.

 

Os 12 macacos (1996)

O filme acontece em 2035 e envolve a história de um prisioneiro selecionado para participar de uma missão de volta no tempo. O objetivo do plano era obter informações sobre uma epidemia causada por um vírus letal que matou grande parte da humanidade em 1996, podendo contribuir com a comunidade científica atual em busca da cura.

 

O que podemos aprender com esses filmes?

Todo boa obra possui uma boa moral da história, e não poderia ser diferente com aqueles que nos lembram a pandemia do novo coronavírus nos filmes. Em todos eles, percebemos sempre a mesma coisa: se alguns personagens tivessem adotados as medidas preventivas, teriam sobrevivido. Deixar de seguir as recomendações de saúde coloca em risco a sua vida e a de outras pessoas.

Ainda que os filmes sejam retratados em geral de maneira exagerada, é possível realizar diversas reflexões sobre os aspectos de uma pandemia. Convém destacar a importância de medidas de controle da transmissão e o planejamento adequado de instituições e autoridades em busca da cura. 
Você se interessou por algum destes filmes? Aproveite o seu tempo em casa em quarentena e chame seus familiares e seus amigos para assistir com você, mas lembre-se: cada um em sua casa, respeitando o distanciamento social!

 

Quer entender melhor os termos e conceitos sobre o novo coronavírus e a pandemia de covid-19? Acesse o nosso Dicionário "Para Entender a Pandemia"!

 

*Este post foi escrito pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFMG pela parceria da SES-MG com o projeto Adote sua Vizinhança em Tempos de covid-19.

© 2024 SES - Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.